Reclamação Sobre Empresas, Serviços ou Produtos (Mar/2024)

Ajuda para reclamações via internet sobre serviços, produtos ou empresas

 

Esta com problemas com empresas, serviços ou produtos?

Reclamação

A advogada, especializada em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da USP e em Direito da Tecnologia pela FGV/RJ, além de professora de Direito Digital Aplicado à Administração Pública e membro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, destaca a crescente ocorrência de processos contra consumidores no meio jurídico. Ela adverte que ao expressar insatisfação online, é crucial para o consumidor relatar apenas os fatos, evitando agressões ou falsas informações. Destaca ainda que, embora a Constituição Federal garanta a liberdade de expressão, o anonimato é proibido, sendo sempre possível identificar o autor, mesmo em casos de perfis falsos.

A advogada também alerta para a prática não saudável de alguns consumidores que propagam reclamações sem verificação, podendo resultar em processos judiciais e indenizações. Recomenda-se, portanto, a utilização de sites como Reclame Aqui, Denuncio, PROCON e Consumidor.gov para solucionar problemas de consumo de forma eficiente.

Os websites abaixo fornecem uma boa ferramenta para solução dos seus problemas.

RECLAME AQUI

www.reclameaqui.com.br

Consumidor, exponha suas reclamações sobre produtos, serviços e atendimento de qualquer empresa e receba as respostas de forma rápida.

DENUNCIO

www.denuncio.com.br

Realize seu login no Denuncio e não deixe de enviar sua reclamação. Confira quais são as empresas com melhor e pior reputação no Denuncio.

PROCON

www.procon.sp.gov.br

Serviço público para reclamações pelas formas presencial (nos postos do PROCON), telefônico e eletrônico (on-line, facebook e twitter)

CONSUMIDOR.GOV

www.consumidor.gov.br

No Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.
Este é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet. Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

PORTAL DO CONSUMIDOR

www.portaldoconsumidor.gov.br

Caso a empresa não solucione o problema, procure aqui órgãos competentes no seu estado.

PROTESTE

www.proteste.org.br/reclame

Passo a passo, ajudamos você, consumidor, a escrever a sua reclamação sobre problemas, serviços ou produtos.
 


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