Reclamação sobre empresas, serviços ou produtos

Ajuda para reclamações via internet sobre serviços, produtos ou empresas

 

Esta com problemas com empresas, serviços ou produtos?

Reclamação

A advogada – mestre em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da USP, com extensão em Direito da Tecnologia pela FGV/RJ, professora de Direito Digital Aplicado à Administração Pública e membro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da Comissão da OAB/SP, diz que processos contra o consumidor não são mais novidade no mundo jurídico. “O consumidor, hoje, usa a internet como uma ferramenta de pressão contra uma empresa da qual adquiriu algum bem ou serviço e enfrentou problemas. Mas ele tem de tomar todo cuidado ao tornar público seu descontentamento para não perder a razão e ter de arcar com o dano que causou”, diz.

Para não ter problemas, Cristina Sleiman aconselha o consumidor a relatar tão-somente o fato, ser claro, objetivo, sem agredir nem inventar. Conforme a advogada, pela Constituição Federal, todo brasileiro é livre para manifestar seu pensamento, mas a Lei maior veda o anonimato. Ou seja, sempre é possível identificar o autor, mesmo que se crie perfil falso.

E isso, conforme a advogada, também é uma prática não muita saudável por parte dos consumidores, mas que, infelizmente, é comum. Sobre esta questão, ela faz um alerta aos consumidores que tem o bom hábito de pesquisar sobre produtos ou empresas na WEB: não se pode acreditar em tudo que se lê na internet. “O filtro é extremamente necessário porque há casos em que a empresa até sanou a questão do consumidor e, mesmo assim, ele postou uma reclamação em sua página nas redes sociais ou em sites de reclamações. Há ainda consumidores que pedem à família toda para criar perfil para postar a mesma reclamação. E já vimos casos que empresas criaram perfis para reclamar do seu concorrente.” Todas estas situações, diz a advogada, por denegrir a imagem da empresa podem terminar em ações na Justiça e os autores (e até compartilhadores) serem condenados a pagar indenizações às empresas.

 

Os websites abaixo fornecem uma boa ferramenta para solução dos seus problemas.

 

RECLAME AQUI

www.reclameaqui.com.br

Consumidor, exponha suas reclamações sobre produtos, serviços e atendimento de qualquer empresa e receba as respostas de forma rápida.

DENUNCIO

www.denuncio.com.br

Realize seu login no Denuncio e não deixe de enviar sua reclamação. Confira quais são as empresas com melhor e pior reputação no Denuncio.

PROCON

www.procon.sp.gov.br

Serviço público para reclamações pelas formas presencial (nos postos do PROCON), telefônico e eletrônico (on-line, facebook e twitter)

CONSUMIDOR.GOV

www.consumidor.gov.br

No Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.
Este é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet. Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

PORTAL DO CONSUMIDOR

www.portaldoconsumidor.gov.br

Caso a empresa não solucione o problema, procure aqui órgãos competentes no seu estado.

PROTESTE

www.proteste.org.br/reclame

Passo a passo, ajudamos você, consumidor, a escrever a sua reclamação sobre problemas, serviços ou produtos.
 


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