Ajuda para reclamações via internet sobre serviços, produtos ou empresas
A advogada, especializada em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da USP e em Direito da Tecnologia pela FGV/RJ, além de professora de Direito Digital Aplicado à Administração Pública e membro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, destaca a crescente ocorrência de processos contra consumidores no meio jurídico. Ela adverte que ao expressar insatisfação online, é crucial para o consumidor relatar apenas os fatos, evitando agressões ou falsas informações. Destaca ainda que, embora a Constituição Federal garanta a liberdade de expressão, o anonimato é proibido, sendo sempre possível identificar o autor, mesmo em casos de perfis falsos.
A advogada também alerta para a prática não saudável de alguns consumidores que propagam reclamações sem verificação, podendo resultar em processos judiciais e indenizações. Recomenda-se, portanto, a utilização de sites como Reclame Aqui, Denuncio, PROCON e Consumidor.gov para solucionar problemas de consumo de forma eficiente.
Consumidor, exponha suas reclamações sobre produtos, serviços e atendimento de qualquer empresa e receba as respostas de forma rápida.
Realize seu login no Denuncio e não deixe de enviar sua reclamação. Confira quais são as empresas com melhor e pior reputação no Denuncio.
Serviço público para reclamações pelas formas presencial (nos postos do PROCON), telefônico e eletrônico (on-line, facebook e twitter)
No Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.
Este é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet. Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.