NFP Quem precisa se cadastrar na Nota Paulista

Veja as informações do programa NFP e as dicas de quem deve se cadastrar no programa e quando é necessário fazer o cadastramento na Nota Paulista para consultar saldos e outros.

 

O cadastro na Nota Fiscal Paulista gera dúvidas para muitas pessoas, não só no aspecto técnico e operacional de como realizar o mesmo no site, bem como quem precisa se cadastrar e quando é necessário fazer o cadastramento. Talvez, uma dúvida comum seja se ao pedir para colocar o CPF na nota, o consumidor precisa já estar cadastrado ou se ele poderá fazer isto posteriormente. Vamos esclarecer.

O uso do CPF

O documento do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas é o número chave usado no programa para identificar quem fez determinada compra e qual o valor esta pessoa terá direito a restituição do imposto pago. Então quando você se dirige a um estabelecimento comercial no estado de São Paulo e realiza uma compra, ao colocar o CPF na nota aquela compra estará vinculada ao número do seu documento e em seguida aquela empresa onde você comprou irá enviar esses dados para a Receita Paulista. Imagine que diz depois você vá até outro estabelecimento e realize nova compra e também peça a inclusão do número do CPF na nota, todo o ciclo irá se repetir e os dados serão enviados novamente para a Secretaria da Fazenda de SP.

Quem precisa se cadastrar na Nota Fiscal Paulista

Se não fizer o cadastro, do ponto de vista funcional para o governo nada muda, afinal ele está recebendo os dados e o armazenamento e vinculação dos créditos com o seu CPF será feito da mesma forma.

Então quem precisa se cadastrar são as pessoas que desejam consultar o saldo e posteriormente pedir o resgate dos créditos da NFP. Neste caso imagino que todas as pessoas quem pedem a nota tem o desejo de resgatar os créditos, logo todos esses devem se cadastrar.

Quando é necessário se cadastrar

Veja aqui como fazer o cadastro na NFP.

A qualquer momento, antes ou depois de ter feito uma compra e pedido a nota para participar da NFP. O que não pode acontecer é o consumidor esperar muito tempo, afinal, depois de 5 anos os créditos expiram e ai se você não fez o cadastro e/ou não solicitou o resgate, acabará perdendo o direito sobre o dinheiro que tinha a receber.

 


Veja também

2015 | BlogServiços | Política de Privacidade | Visitante Nº