NF Paulista e o combate a sonegação fiscal em SP

Entenda de que forma o programa NF Paulista contribui no estado de São Paulo para evitar a sonegação fiscal e como a população de certa forma trabalha em parceria com o governo nisso.

 

A sonegação fiscal sempre foi um problema para os governos e o pagamento de impostos um problema para a população. Já nos tempos bíblico havia não poucas incidências entre governo (reis na época) e a população, mesmo no remoto tempo do antigo testamento podemos encontrar este antigo problema.

Nos dias atuais e com a tecnologia que temos os governos se empenham como pode para evitar a evasão fiscal e assim garantir dinheiro para os investimentos que o país tanto precisa. No estado de São Paulo, o programa Nota Fiscal Paulista foi uma boa estratégia do governo estadual neste sentido e embora a lógica dele não seja necessariamente original, mas acredito que foi um dos pioneiros na área fiscal.

NF Paulista e o combate a sonegação?

A ideia por trás do programa é essa, afinal ao incentivar o consumidor a pedir para colocar o CPF na nota e assim ser beneficiado com parte do valor que ele mesmo pagou na compra, é ao mesmo tempo bom para o consumidor como para o governo. De certa forma o consumidor passou a fiscalizar melhor a atividade comercial no estado de São Paulo e tornar de certa forma parceiro do governo, tanto na arrecadação como no trabalho de fiscalizar e forçar as empresas a fazer a emissão do documento fiscal.

NF Paulista vai acabar um dia?

Já se passaram mais de cinco anos e o programa continua firme e forte, portanto acho provável que o governo paulista venha encerrar o NF Paulista no futuro, afinal, como diz um velho ditado: em time que está ganhado não se mexe.

Mas o governo quer mesmo é saber quanto eu ganho e gasto?

Se isto é verdade não sabemos, mas o governo já sabe disso ou será que não? Imagine que o seu salário já passa pelo banco, suas compras é feita quase sempre no cartão de crédito ou débito, sua declaração de imposto de renda já especifica bem isso, entre outras. Eu não acredito que o NF Paulista tenha como intenção fiscalizar a vida econômica da população, creio mesmo que é muito mais interessante para o governo o combate a sonegação fiscal em SP do que saber o que você gasta, como gasta e porque gasta.

 


2015 | BlogServiços | Política de Privacidade | Visitante Nº