CPF na nota, porque perguntam isso ao pagar a conta?

Veja como funciona a adesão ao programa Nota fiscal Paulista para o consumidor e para os estabelecimentos comerciais no estado de São Paulo e porque colocar o CPF na nota ou cupom.

 

Se você tem o hábito de comprar em supermercados, postos de gasolina ou outro estabelecimento comercial no estado de São Paulo, já deve ter habituado em ouvir a pergunta: deseja colocar o CPF na nota. Esta pergunta é feita com frequência em todos os estabelecimentos comerciais que participam do programa Nota Fiscal Paulista do governo do estado de São Paulo e como a participação do consumidor é opcional, cabe ao estabelecimento perguntar e se o consumidor desejar colocar o número do cpf que será impresso na nota fiscal o cupom fiscal.

Para o consumidor

Como explicado acima o consumidor tem o direito de escolher se quer colocar o CPF na nota, fazer o cadastro no site do programa solicitar o resgate dos créditos pagos em impostos em sua compra que ele faz em um estabelecimento comercial do estado de São Paulo ou pode simplesmente não querer participar e neste caso o número do seu CPF não será impresso na nota fiscal.

Para o comércio

Os estabelecimentos comerciais por sua vez não tem a opção de participar ou não, se a categoria em que ele está inserido estiver obrigada em participar do programa, então ele terá de dar opção ao consumidor de colocar CPF na nota ou não. Então é possível afirmar que o programa é opcional para o consumidor, mas obrigatório para os estabelecimentos comerciais que precisam emitir a nota fiscal ou cupom fiscal, mesmo sem a impressão do cpf na nota.

O que acontece quando opto por não colocar o número do CPF

Neste caso a nota fiscal ou o cupom fiscal será emitido normalmente, mas ao será gerado o crédito que você tem direito. Em alguns estabelecimentos quando você afirma que não quer participar do programa, eles perguntam se você quer doar os créditos da sua compra e caso você autorize é colocado o CNPJ de uma instituição de caridade da sua cidade ou região que receberá os créditos que foram gerados a partir da sua compra.

Entenda melhor o que é a Nota Fiscal Paulista neste link que explica detalhadamente o funcionamento e propósito do programa.

 


2015 | BlogServiços | Política de Privacidade | Visitante Nº