As 100 melhores cidades com saneamento básico no Brasil

Conheça a relação das 100 melhores cidades brasileiras quando o assunto é saneamento básico. Confira a lista e os critérios usados na confecção do ranking.

 

O saneamento básico é algo extremamente importante para a vida das pessoas, pois nele está incluso o acesso a água potável, coleta e tratamento de esgoto, manejo de águas pluviais, limpeza urbana, entre outros itens.

Segundo um estudo do Instituto Trata Brasil e publicado em 2014, as 100 cidades brasileiras com melhor índice de saneamento básico podem ser vistas na tabela abaixo. Entre as 10 primeiras cidades, 7 delas são paulistas, inclusive a melhor colocada que foi Franca. Consta ainda outras paulistas como Limeira(3), Santos(4), Jundiaí(5), São José dos Campos(7), Sorocaba(8) e Ribeirão Preto(10). As outras cidades que compõe o top 10 são Maringá e Curitiba no Paraná e Uberlândia em Minas Gerais.

As 100 melhores

Então se você pretende mudar de cidade no Brasil, creio que seria importante dar uma olhada nesta lista para ver se a sua cidade está bem posicionada e se não estiver é melhor cobrar mais empenho dos governantes locais.

A lista das 20 primeiras colocadas são:

  1. Franca/SP
  2. Maringá/PR
  3. Limeira/SP
  4. Santos/SP
  5. Jundiaí/SP
  6. Uberlândia/MG
  7. São José dos Campos/SP
  8. Sorocaba/SP
  9. Curitiba/PR
  10. Ribeirão Preto/SP
  11. Ponta Grossa/PR
  12. Taubaté/SP
  13. Londrina/PR
  14. Niterói/RJ
  15. São José do Rio Preto/SP
  16. Volta Redonda/RJ
  17. Praia Grande/SP
  18. Belo Horizonte/MG
  19. Uberaba/MG
  20. Piracicaba/SP

Clique aqui para ver a relação completa.

Critérios usados

Para compor o ranking o instituto supra citado usou critérios como:

Saneamento básico e saúde

O saneamento básico é de vital importância para a saúde coletiva e em localidades onde ele é deficitário a população fica mais propensa a contrair doenças, por esse motivo este relatório é tão importante para permitir que as pessoas conheçam as reais situações de seus municípios e tenham argumentos para cobrar as autoridades públicas locais as devidas soluções.

 


2015 | BlogServiços | Política de Privacidade | Visitante Nº