Consumidor.gov.br, site de reclamação de consumidores do Ministério da Justiça

Conheça o site consumidor.gov.br que é um serviço do Ministério da Justiça que permite a reclamação de consumidores sobre empresas e a participação dessas empresas nas soluções.

 

A internet veio para mudar de vez a forma de relacionarmos seja com as outras pessoas, seja com as empresas e governo. Um bom exemplo disso é o site consumidor.gov.br do Ministério da Justiça que permite que consumidores possam fazer reclamações de empresas e que essas empresas possam se manifestar no sentido de explicar ou solucionar os problemas levantados nas reclamações.

Quem monitora o site?

O site é monitorado pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade que poderá reclamar e acompanhar as reclamações feitas por outros usuários.

Quais empresas participam?

Para participar do site as empresas precisam se cadastrar formalmente e atualmente o site consumidor.gov.br conta com as seguintes categorias de empresas:

Como funciona?

Ele é bem parecido com outro site que já existe que é o Reclame Aqui, a diferença é que o consumidor.gov.br é ligado aos órgãos públicos de justiça e defesa d consumidor.

O ciclo de funcionamento do site é o seguinte:

Para participar basta acessar o site: www.consumidor.gov.br

Quais as vantagens de usar este site?

Primeiro que você estará usando o direito que tem de reclamar, depois que as empresas serão sensibilizadas a melhorar seus produtos e serviços, bem como a maneira como se relaciona com a sociedade e por fim você ajuda os órgãos públicos a conhecer como é feito as transações comerciais no país, como as empresas e consumidores se comportam e com isso poderá ajustar suas políticas de fiscalização e monitoramento.

 


2015 | BlogServiços | Política de Privacidade | Visitante Nº