Como Simular a Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Serviço que ajuda a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição). A simulação é feita com as informações que estão na base de dados do INSS. Também é possível incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação O resultado gerado pela calculadora vale somente para […]

 

Serviço que ajuda a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição).

A simulação é feita com as informações que estão na base de dados do INSS. Também é possível incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação

O resultado gerado pela calculadora vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria.

Desde o início de abril de 2020, o serviço do Meu INSS para a simulação de aposentadoria está disponível. Uma mão na roda para quem deseja ter uma noção de qual e como será o seu benefício.

Você também deseja saber qual será sua aposentadoria?

Mas antes de começar te explicando tudo sobre esse serviço, uma curiosidade: este serviço estava desativado desde que a Reforma da Previdência entrou em vigor, em novembro de 2019.

Como as novas regras para ter acesso aos benefícios previdenciários mudaram, a calculadora de aposentadoria do Meu INSS estava passando por mudanças e estava indisponível.

Como acessar o simulador de aposentadoria?

Para você acessar o simulador de aposentadoria, você deve fazer um cadastro no site Meu INSS. Basta clicar em “CADASTRAR SENHA” após abrir a página.

Depois disso, você chegará na tela principal do site, com todos os serviços online do INSS:

Agora você deve clicar em “Simular Aposentadoria”. A seguinte tela aparecerá:

Perceba que sua idade, sexo e tempo de contribuição já aparecem no início da página.

Também é informado se você tem direito a alguma aposentadoria, dentre os 7 tipos de cálculo, se você cumpriu a carência, quanto tempo resta de contribuição, de idade e de pontos (caso seja o caso) para ter acesso a cada benefício.

Importante mencionar que o sistema alerta que as informações deste simulador não garantem direito ao benefício, é somente uma previsão.

Além disso, o INSS cita que pode requerer documentação adicional para novos períodos de trabalho ou contribuição.

Como eu disse anteriormente, você pode editar sua idade e o seu tempo de contribuição. Perceba que há uma espécie de lápis ao lado dessas informações.

Clicando no segundo ícone, abrirá uma página com todos os seus vínculos de trabalho e de contribuições (incluindo recebimentos de benefícios do INSS).

Você pode mudar o período trabalhado/contribuído, excluir o trabalho/contribuição e também adicionar novos vínculos.

No caso dos vínculos de trabalho, eu omiti o nome das empresas e coloquei “Empresa 1, 2 e 3”, mas quando você acessar essa página aparecerá o nome exato de onde você trabalhou, ok? 

Como você percebeu, o simulador é bem intuitivo e bastante simples de usar.

Serviço de consulta ao valor estimado do benefício já está disponível

Já é possível visualizar qual será o valor estimado de benefício que você terá direito com a sua aposentadoria (serviço esse que até pouco tempo atrás não estava disponível).

Vale dizer que a quantia pode variar em conta da modalidade de aposentadoria ou Regra de Transição que você pode se encontrar, principalmente quando falamos da regra do pedágio de 50% ou 100%.

Portanto, não se assuste com os valores, casos eles sejam diferentes.

Mas tenho uma informação importante para você: a função do cálculo estimado do benefício somente aparecerá caso você esteja a menos de 5 anos de você se aposentar ou caso você já tenha direito a aposentadoria.

Do contrário, essa função da calculadora não estará disponível. 

Lembrando também que as quantias que aparecerão para você, são estimativas, e podem variar (para mais ou para menos) dependendo da sua situação previdenciária. Isso porque o INSS pega as informações que estão disponíveis no seu CNIS, como já mencionei a você.

Pode ser que você tenha direito a mais tempo de contribuição (com valores maiores de recolhimentos, por exemplo), fazendo com que a sua aposentadoria aumente.

Desse modo, é importante que você tenha o seu CNIS atualizado antes de pedir o seu benefício.

 


2015 | BlogServiços | Política de Privacidade | Visitante Nº