Certidão negativa no Banco Central: Emissão de cheques sem fundos

Este serviço mostra as razões que leva uma pessoa a ter seu nome incluso no CCF - Cadastro de emitentes de Cheques sem Fundos, como sair desta lista negra e emitir uma certidão negativa.

 

Quando uma pessoa emite um cheque sem fundos o seu nome ou nome da sua empresa poderá ir parar no CCF que é o Cadastro de emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central do Brasil. Uma vez neste cadastro a pessoa passa a contar com sérias restrições bancárias e comerciais.

Quais os motivos para ir ao CCF

Embora um cheque possa ser devolvido por inúmeros motivos, existem três deles que incluirão automaticamente o emitente do cheque no CCF, são eles: motivo 12: cheque sem fundos – 2ª Apresentação, 13: conta encerrada e 14: prática espúria.

Como sair do CCF

Para ter seu nome retirado da lista negra do Banco Central é necessário levar o cheque que foi devolvido até sua agência e preencher a documentação necessária e disponibilizada pelo banco.

Como emitir uma certidão negativa?

O passo seguinte é a emissão da certidão negativa que comprovará que seu nome não está mais  incluso no Cadastro de emitentes de Cheques sem Fundos, para isso é necessário ir pessoalmente a uma unidade do Banco Central ou em uma agência bancária qualquer e solicitar a emissão da certidão.

Qual o custo para a certidão

O Banco Central não cobra pela emissão deste documento e os bancos não estão autorizados a fazer a cobrança de qualquer tarifa para este serviço, mesmo que você não seja cliente ou correntista daquele banco.

 


2015 | BlogServiços | Política de Privacidade | Visitante Nº