Certidão Dívida Ativa da União na Receita Federal

Veja como obter uma certidão de dívida ativa da união através do site da Receita Federal no Brasil que é responsável pelo processamento dos pagamentos dos tributos federais a união.

 

Dá se o nome dívida ativa da união as dívidas referentes a pagamento de tributos, taxas, imposto eu outras contribuições que deveria ter sido pagas não foram portanto agora estão escritas na dívida ativa, ou seja, consta como dívida não paga pelo contribuinte seja ele de pessoa física ou de pessoa jurídica. Para consultar se determinado contribuinte está escrito ou não na dívida ativa é necessário obter uma certidão na Receita Federal caso queira comprovar a existência ou não de seus débitos junto à união.

Como obter a certidão para pessoa física

Link do serviço (PF): http://www.receita.fazenda.gov.br/certidoes/pessoafisica.htm

Em primeiro lugar é preciso considerar que esta certidão pode ser feita tanto para pessoa física como para pessoa jurídica. O link acima é para a certidão da dívida ativa da união referente a pessoas físicas. No link acima clique em Emissão da Certidão e siga as orientações da página.

Como obter a certidão para pessoa jurídica

Link do serviço (PJ): http://www.receita.fazenda.gov.br/certidoes/pessoajuridica.htm

Já as pessoas jurídicas ou empresas podem obter também a certidão a través do link acima, basta acessar e clicar na opção Emissão da Certidão. Na mesma página há outros links que são para a emissão de um 2ª via, confirmação de autenticidade da certidão e ainda algumas orientações gerais.

Quem pode tirar a certidão negativa da dívida ativa da união?

Qualquer pessoa física ou representantes de empresas, nos links acima mencionados e mediante apresentação do número do CPF ou do CNPJ. Apesar de qualquer pessoa poder realizar este trabalho, espera-se que apenas as pessoas interessadas e autorizadas a emitir em none de terceiros o façam. Você pode emitir livremente a certidão relativa ao seu CPF ou ao CNPJ da empresa onde você é o proprietário ou responsável legal.

Como saber se a certidão é autentica?

Nos links acima mencionados á uma opção para confirmação e autenticidade das certidões feitas no site da Receita Federal. Use esta opção para obter a autenticidade do documento gerado online.

 


2015 | BlogServiços | Política de Privacidade | Visitante Nº