Certidão de quitação eleitoral pela internet

Esta dica descreve como proceder para fazer a emissão da certidão de quitação eleitoral pela internet ou através do cartório eleitoral quando houver pendências passíveis de quitação.

 

Nosso dever com a justiça eleitoral deve ser cumprido conforme determina a lei eleitoral no Brasil, em outras palavras isto se resume ao fato de que o voto é obrigatório no país e as pessoas que se candidatam a cargos públicos precisam cumprir também suas obrigações conforme a justiça eleitoral determina. Existem ainda as pessoas que alem de votar tem suas obrigações nos dias de eleição trabalhando como voluntários ou convocados nas seções eleitorais.

Quando uma pessoa deixa de cumprir com qualquer de suas obrigações com a justiça eleitoral, ela ficará em débito e poderá ter restrições em alguns momentos, como na emissão de passaporte, candidatura a cargos públicos, participação em concursos públicos, entre outros.

Certidão de quitação eleitoral

Para saber se uma pessoa está quite ou não com a justiça eleitoral é necessário fazer a emissão de uma certidão de quitação eleitoral que hoje poderá ser feita pela internet no seguinte endereço: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

Para que serve esta certidão

Ela serve para mostrar se há ou não alguma restrição com a justiça eleitoral. Essas restrições podem ser a falta de justificativa de voto, atendimento quanto a convocação do trabalho em dias de eleição, apresentação de contas de campanha eleitoral, multas, entre outros.

Quando a certidão de quitação eleitoral não poderá ser feita pela internet?

Embora o serviço esteja disponível no endereço acima citado e possa ser feito normalmente pela internet, existirá algumas situações onde a emissão dela só poderá ser feita no cartório eleitoral. Na verdade ela só poderá ser emitida pelo site se não houver nenhuma restrição. Quanto houver restrição, esta certidão só poderá ser tirada no cartório com a devida orientação de regularização.

Qual o valor para este serviço

Seja pela internet ou presencialmente no cartório, não há custo envolvido na emissão desta certidão. O serviço é gratuito para todas as pessoas interessadas em saber qual é a sua situação na justiça eleitoral.

O que fazer quando houver pendências?

Elas precisam ser regularizadas e no próprio cartório você receberá a devida orientação de como proceder para a quitação e liberação dos seus dados para um nova certidão de nada consta.

 


2015 | BlogServiços | Política de Privacidade | Visitante Nº